Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

HUGO MANSO É CANDIDATO A SENADOR


Transcrevo na íntegra, uma entrevista feita pelo Blog Notícias do Sertão do amigo e vice prefeito de Campo Grande Caramurú Paiva ao Candidato a senador pelo PT do RN Delegado Federal do MDA e professor licenciado do IF RN, Hugo Manso Júnior, que deverá entregar o cargo de delegado nesta semana para concorrer à segunda vaga de Senador na coligação que o PT participará em 2010. Numa entrevista reveladora, o ex vereador de Natal opinou sobre o cenário político estadual e se disse disposto a disputar novamente o Senado, repetindo 2002 quando obteve mais de 200.000 votos. O dirigente petista ainda relembrou momentos da militância política e a Caravana da Cidadania quando acompanhou Lula na passagem pelo Rio Grande do Norte. Vale a pena ler:
.
Notícias do Sertão: Inez Helena tem um bilhete seu de mais de 20 anos onde você pergunta sobre o início do PT em Campo Grande. Que lembranças ainda guarda da Campo Grande dos anos 80 ?
.
Hugo Manso: Logo após ter concluido meu curso de Engenharia Mecânica em Natal, já militante do PT, fui trabalhar na insdustria de beneficiamento de Sal em Mossoró. Estavamos em 1985, pós campanha das diretas já. Em Mossoró conheci fiz amizade com o bancário Djalma Oliveira com quem já tinha contatos da epoca do movimento estudantil. Através dele conheci a tambem bancaria do BB Inez Helena.
Fiz minha primeira viagem para "Augusto Severo" no carro dela, um Voyage cinza, quando a estrada de Caraubas - Campo Grande estava sendo asfaltada.Este bilhete deve ser de 85 ou 86 quando fui candidato a deputado estadual pelo PT, fazando campanha em Upanema e em "Augusto Severo", com apoio de Inez, Socorro Oliveira (duas importantes militantes da Igreja catolica, da "turma do Padre Pedro"...)
Neste periodo Campo Grande era denominada "Augusto Severo" e tinha no trabalho do Padre Pedro uma referencia para nós jovens militantes petistas. Lembro bem da etrada de barro ligando a Upanema que somente agora deverá ser asfaltada, pelo Governo Federal (BR 110).
Não tenho de memoria os números finais da campanha de 1986, mas seguramente fui votado por filhos e filhas de Campo Grande. Em 1988 lançamos Inez Helena candidata a prefeita. Fizemos uma bela campanha para Lula em 89 e novamente fui candadato a deputado estadual em 1990. Nesta oportunidade tive o prazer de conatar com a militancia de Ronaldo Valença me levando as comunidades. Lembro bem de cabeça de boi...
Esta foi uma grande campanha do PT no RN com Salomão Gurgel como candidato a governador. Elegemos Junior Souto como deputado estadual e ficamos eu e Crispiniano Neto na suplência.
.
NS: Ainda de passado. Na Caravana da Cidadania que Lula fez pelo Brasil você o acompanhou no roteiro potiguar. Isto foi antes da eleição dele para Presidente. Qual a conversa mais marcante nesta viagem ?
.
HM: Estavamos em Abril de 1994, após o Fora Collor, Lula favorito para a disputa presidencial...A Caravana da Cidadania era uma viagem de 10 a 15 dias que Lula fazia de onibus. Nossa etapa começou em PE, passou pela PB echegou ao RN pela BR 101. Fomos receber a caavana em canguaretama, na divisa com a PB. O pessoal do PT da PB saiu do onibus e entramos nós do RN. Lá estavam Lula, Marisa, Vicentinho e outros. Ficamos três dias passando pelo Agreste, Currais Novos, Mossoró, Vale do Açu, Macau, João Camara e encerrando em Natal.
Um grande momento: Saimos de Açu já anoitecendo, com destino a Macau aonde teriamos comicio. Em Ipanguassu barricada na estrada para falar com Lula. Ele desce, reclama da coordenação local. No Alto do Rodrigues nova barricada. Tome "bronca" dele. Pô Manso, voces organizam estas barricadas e depois dizem que não sab em de nada. Vá lá fora e diga que não vou descer. (Colocou o chapeu no rosto e ficou cochilando...)
Ora, o pessoal não aceitava a idéia de o onibus passar sem uma paradinha... depois de muita negociação voltei ao onibus e tive que "acordar" o homem. Ai ele desceu chateado, e eu preocupado. Ora, a chateação foi até a porta do Onibus. Na rua abraços, fotos e sorrisos. Uma simpatia. Quando voltamos ao onibus ele olhou para mim e perguntou : aonde é a proxima parada.
.
NS: Vamos de Governo Lula. De repente, depois de um mandato como vereador em Natal, você foi convidado para representar o MDA no RN. Dá prá fazer um balanço do Governo Lula para o povo potiguar ?
.
HM
: Uma grande vitória. Um verdadeiro sucesso. Ações estruturantes na economia, na cultura, na educação, na agricultura familiar e principalmente nas relações democraticas do país.
O MDA constituiu-se como um Ministério de muita ação, somos ofertantes de politicas poblicas. O luz para todos é fantastico. A expansão da rede federal de escolas tecnicas (antigos cefets, hoje institutos federais) é extraordinário. Não podemos permitir um retorno as politicas neoliberais de privatizações e descaso com as coisas do povo que tivemos no passado.
Gostaria de convidar seus leitores para conhecer o Instituto Federal de Ipanguassu, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Natal (cruzamento da Av Cap. Mor Gouveia com Jaguarari - proximo ao Machadão), a unidade de processamento de pescado em Caraubas (na saída para Governador) e o Territorio Digital com Cine Mais Cultura na comunidade do Bom Jesus ai em Campo Grande e as obras da UFERSA em Angicos para dar uma idéia desta ações. Tem ainda a ponte Forte - Redinha em Natal e a duplicação da BR 101 ligando Natal a PB e o reconhecimento de comunidades quilombolas, como Jatobá em Patu e os assentamentos como o Ronaldo Valença ai em Campo Grande. E as casas do "Minha casa minha vida" e a energia do Luz para Todos. Muita coisa...
.
NS: Há uns 10 anos você surpreendeu a todos quando tirou mais de 200.000 votos para Senador. Agora levantam seu nome como uma candidatura do PT para o Senado. Você topará renovar o desafio ?
.
HM
: Topo. Agora estamos esperando as definições partidárias, o encontro estadual marcado para 10 de abril e o posicionamento dos partidos aliados. Em 2002 disputei contra Garibaldi, Jose Agripino e Geraldo Melo. Fizemos 218 mil votos. Agora vamos dizer aos eleitores do RN o que Garibaldi e Agripino fizeram em 08 anos de senado e como atrapalharam o governo Lula.
.
NS: De maneira surpreende lideranças importantes de outras tendências internas do PT, como Pôla e Raimundo Canuto, já saíram em defesa da sua candidatura ao senado. Isto significa que o partido está unido em torno do seu nome ?
.
HM: Estamos construindo esta unidade em torno não do meu nome, mas de um projeto para o PT do RN.
.
NS: Como você avalia o crescimento fantástico da ministra Dilma já empatando com Zé Serra ?
.
HM: Reflexo das politicas do governo federal. REFLEXO DA NOSSA MILITANCIA COLETIVA. É o grande saldo do trabalho de milhares de pessoas como voce na condição de coordenador do PDHC aqui no RN e agora com vice prefeito de Campo Grande. É o resultado da memoria do nosso povo com o trabalho incasável de Padre Pedro e de Ronaldo Valença, noutros momentos.
Dilma não é apenas um grande gerente do Governo. É uma militante desde sua juventude, quando foi presa pela ditadura militar, depois atuando no PDT do RS e posteriromente no PT e nos governos do RS e do Brasil.Vamos vencer as eleições com Dilma, com os militantes e com a nossa história.
.
NS: Na sua concepção Ciro manterá a candidatura ?
.
HM: Não.
.
NS: Qual o clima da disputa potiguar em 2010. Polariza Iberê x Rosalba ou Carlos Eduardo pode surpreender ?
.
HM: Ainda não podemos afirmar qual será o cenário real aqui no RN. O PMDB ainda está em duvidas, o Iberê ainda não tomou posse no governo (deverá fazê-lo dia 31 de março) e Carlos Eduardo ainda não apresentou suas teses para o governo. Seguramente o que não vai acontecer é Rosalba ficar sozinha fazendo campanha, como foi até agora.
.
NS: Como você imagina o desempenho eleitoral do PT potiguar ?
.
HM: Acredito que vamos renovar o mandato da Deputada Fátima Bezerra, com grande votação. Vamos ampliar a presença na Assembleia (hoje temos apenas Mineiro como deputado estadual) e acredito numa bela e grande campanha para o Senado. Vamos a luta.
.

domingo, 28 de março de 2010

SOBRE PESQUISA


Kennedy Alencar: Onda de popularidade de Lula ainda pode atingir Dilma

da Folha Online

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que Dilma Rousseff (PT) possui 33% de intenção de votos entre os eleitores que dão 76% de aprovação ao governo Lula. Já José Serra (PSDB) registra 32% dos votos nesse segmento. Ciro Gomes (PSB) recebe 11% dos votos dos eleitores que aprovam Lula, e Marina Silva (PV), 7%.

Segundo Kennedy Alencar, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília, em uma avaliação apressada pode-se dizer que a capacidade o presidente Lula de transferir votos para a ministra da Casa Civil está esgotada.

Porém, segundo ele, deve-se observar que, entre os 87% dos eleitores que dizem conhecer Dilma, apenas 58% sabem que ela é a candidata do presidente Lula.

"Em uma avaliação mais inteligente pode-se dizer que já houve uma primeira onda de transferência do prestígio de Lula para Dilma e há forte possibilidade de haver uma segunda onda -- que se confirmada, poderá levar a petista à liderança", diz o jornalista.

A pesquisa, feita nos dias 25 e 26 de março, ouviu 4.158 pessoas em 168 cidades em todas as regiões do país. O número de registro no TSE é 6.617/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

DE BRASÍLIA


Desde segunda feira está em Brasília no Centro de Convenções Ulysses Guimarães uma comitiva de representantes dos Territórios da Cidadania e Territórios Rurais do RN participando do II SALÃO NACIONAL DOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA, evento realizado de 22/03 a 25/03/2010.
.
Um grande evento onde tem representantes de todos os territórios do Brasil, trocando saberes em experiências exitosas em boas práticas territoriais realizadas nos diversos espaços do Brasil, oficinas de políticas públicas, palestras, apresentações culturais, e audiência com o presidente LULA.
.
Participam do RN todos os 10 articuladores territoriais, os 02 articuladores estaduais, representantes do governo e sociedade civil dos territórios e o delegado Federal do MDA no estado e Pré candidato a Senador pelo PT Hugo Manso.
.
Do Potengí os representantes são: O articulador territorial Johan Adonis, representante da Emater Paloma Damasceno e representante da Fetraf Cícera Franco.
.
Um evento muito grande com cerca de 1.500 participantes dos diversos territórios de todo o Brasil, uma diversidade cultural muito grande.
.
Na audència com o presidente Lula, ele abriu dizendo: Estou com 64 anos de idade, e esse é o mais perfeito programa de governo que eu já conheci..., disse também, o que enfrentou e superou a crise no Brasil, foram os recursos do povo Brasileiro com os diversos programas de governo voltados para pobres, pois houve uma descentralização do dinheiro e o mesmo deu poder de compra aos menos favorecidos, o que gerou emprego e renda, pois o pobre usou o dinheiro oriundo destes programas para para investimentos e suprir as necessidades básicas do seu dia a dia.
.
Lula se mostrou muito satisfeito com o programa e como a gestão está sendo conduzida pela sociedade, e anunciando que em 2010 serão investidos nos territórios a quantia de 27 Bilhões de reais, onde a gestão destes recursos será dos colegiados.


.

sexta-feira, 19 de março de 2010

SERRA ELOGIA GOVERNO DE LULA

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta sexta-feira (19) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "está terminando bem o governo".

PT e PSDB deverão se enfrentar na campanha para a Presidência da República neste ano.

Fonte: G1
.

JOÃO CABRAL APRESENTA PROJETO À POPULAÇÃO


Ontem à noite, na sede do sindicato rural de São Paulo do Potengí, o vereador João Cabral apresentou um projeto de lei que tramita na câmara municipal à população.
.
Estiveram presentes na reunião líderes de bairros, presidentes de associações, donas de casa, representantes de instituições e demais pessoas, para conhecer e ouvir o vereador explicar o que é esse seu projeto.
.
Trata-se do projeto de lei nº 10 de 2010 que cria o Orçamento Participativo, que é a sociedade local decidindo junto com o governo municipal onde os investimentos devem se aplicados, através de um processo de debates em todos os bairros e comunidades com a participação das entidades de categorias de classes e a população existentes no município, para planejar onde os recursos públicos devem ser usados.


.

quinta-feira, 18 de março de 2010

CONCURSO PÚBLICO ANULADO

O concurso público de São Paulo do Potengí foi oficialmente anulado depois que o prefeito Azevedo decretou a sua anulação.
.
Em razão desse decreto, a juíza substituta Ana Cláudia Braga de Oliveira deu o seguinte parecer:
"Pois bem, da análise do caso, vejo que a ação realmente perdeu o objeto, porquanto o pedido principal da ação é a anulação do concurso e o pedido secundário é a devolução do dinheiro das incrições". Continuando... "Ora, se o município, antecipadamente anulou o concurso, esta ação não tem mais utilidade, pois o promovido reconheceu administrativamente o objeto principal da ação".
.
- O responsável pela devolução do dinheiro das inscrições certamente é o município, já que a "Soluções Concurso" cumpriu todas a etapas do contrato.
.
E agora? Eu quero o meu!!!

.

quarta-feira, 17 de março de 2010

DIFERENÇA DE DILMA PARA SERRA CAI 16 PONTOS, SEGUNDO IBOPE

Diferença entre governador e ministra diminuiu de 21 pontos para 5. Ciro Gomes aparece com 11% das intenções de voto; Marina tem 6%.
.
Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.
.
A diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para cinco pontos agora. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.

.

FÁTIMA DESTACA AVANÇOS NO RN

(Deputada Fátima Bezerra na Tribuna)

Em discurso na Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira, 16, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) destacou os avanços do Rio Grande do Norte durante o governo do Presidente Lula. No discurso intitulado, “o governo Lula, o PAC e o Rio Grande do Norte”, a parlamentar fez um balanço das principais ações realizadas pelo governo federal no Estado.
.
Segundo a deputada, os resultados conquistados estão levando o discurso da oposição à contradição neste ano eleitoral.
.
Fátima Bezerra provocou, dizendo que os avanços do RN conquistados no governo Lula têm levado a oposição a se contradizer no discurso nacional com o regional. “Esses avanços, reconhecidos por mais de 80% da população, inclusive em nosso Estado, têm causado uma contradição no discurso oposicionista neste ano eleitoral... Aqui em Brasília, seja na tribuna ou nas votações do Congresso Nacional, (a oposição) combate radicalmente o governo e quando vai às bases eleitorais teme esse enfrentamento com um Presidente que tem o apoio popular jamais visto na história deste país.”
.

domingo, 14 de março de 2010

PROGRAMA CONEXÃO CIDADÃ FAZ ANIVERSÁRIO COM BOAS NOTÍCIAS PARA O POTENGÍ ATRAVÉS DA DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA

O programa "Conexão Cidadã" comandado por Hugo Tavares e Isabel Barreto completa hoje 01 ano de existência com uma excelente programação e acima de tudo com uma prestação de serviço para toda população do Potengí.
.
Através dessa linha de prestar serviço, ele vai abordar um ponto importante que vem sendo discutido pela população do Potengí dentro do colegiado do Território da Cidadania, onde o próprio Hugo vem sendo um ator importante em toda esta articulação de arranjos para a efetivação de uma unidade da U.A.B(Universidade Aberta do Brasil) e um núcleo do IFRN no Território do Potengí com sede aqui na cidade de São Paulo do Potengí.
.
Dentro desta perspectiva, ele levará ao ar, uma entrevista muito animadora da deputada federal Fátima Bezerra, que vem sendo uma lutadora incasável nesta discussão na conquista desta instituíções para os Potengienses.
.
Fica aqui os parabéns deste Blog para o programa Conexão Cidadã, e especialmente a este visionário, um homem que vive à frente do seu tempo, baluarte de tantas lutas e inspirações sonhadoras para o povo Potengiense chamado Hugo Tavares.

.

segunda-feira, 8 de março de 2010

A TODAS AS MULHERES



Mulheres, personalidades honradíssimas
Temos nós, orgulho em tê-las.
Mãe, amada, irmã... amiguíssimas
Impossível não percebê-las.
Desde as meigas, às extremistas,
Não há quem possa vencê-las.
.
Como mãe, semeia esperança.
Como irmã, espalha fervor.
Se esposa, há perseverança.
Se sofrida, nos causa dor.
Se trabalhadora, emite confiança.
Mas em tudo, cultiva amor.
.
Mulher, símbolo da vida,
Imagem da perfeição.
Tantas vezes abatida
Por causa da traição
De alguém que, “enlouquecida”
Entregou seu coração.
.
Com palavras vim demonstrar,
Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar
De toda realização,
Pois está sempre a participar
Do que enaltece uma nação.
.
Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor.... fé.
Por tudo isso você conquistou
O Dia Internacional da Mulher.



Autor: José Raimundo Correia dos Santos

sábado, 6 de março de 2010

CÂMARA VOLTA. JOÃO CABRAL APRESENTA PROJETOS

(Vereador João Cabral)

A Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, inicia o 1º período legislativo 2010. A primeira seção da Câmara aconteceu dia 03 (quarta feira) 16:00h, o vereador João Cabral(PT) participou ativamente e apresentou 02 (dois) projetos de Lei muito importantes para São Paulo do Potengi.
.
O primeiro projeto Nº 09 2010, que dispõe sobre a constituição do serviço de Inspeção municipal e os procedimentos de inspeção sanitária de estabelicimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano de origem animal e vegetal e dá outras providências,( Cria o Serviço de Inspeção Municipal) o SIM. Um selo de certificação de qualidade do produto.
.
O segundo projeto nº 10 2010, que cria o Conselho Municipal do Orçamento Participativo e da outras providências, a sociedade civil organizada vai discutir as receitas e as despesas do município, em conjunto com o poder executivo e legislativo, apontando as demandas e prioridades para o municípío, onde será incluido no orçamento para o ano seguinte( Associaçoes das Comunidades Rurais, conselhos Comunitários dos Bairros, Sindicatos...).
.
Os dois projetos encontram-se tramitando nas comissões da Câmara Municipal, e irão posteriomente a votação em plenário.
.